Cirurgia vascular

É a circulação que leva oxigênio e nutrientes para cada órgão, músculo e tecido do corpo — e quando esse sistema não funciona bem, o organismo começa a pedir ajuda.

Veias, artérias e sistema linfático que não desempenham seu papel podem provocar sinais sutis como  dor, sensação de peso e cansaço nas pernas ao final do dia, inchaço nos tornozelos, vasinhos, varizes, até feridas e outras complicações.

E para evitar que estes sintomas surjam ou se agravem e comprometam sua qualidade de vida, existe uma especialidade chamada de Cirurgia Vascular — área da medicina dedicada à saúde das veias, artérias e vasos linfáticos.

Ela reúne desde a avaliação detalhada e o diagnóstico preciso até o tratamento clínico, minimamente invasivo ou cirúrgico de condições que afetam o sistema venoso.

Mais do que tratar, a Cirurgia Vascular busca restaurar a harmonia da circulação, reduzir sintomas, prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida.

Entenda o que é este segmento da medicina e conte com os cuidados da Dra. Carolina Guerriero em seu consultório vascular em Bauru.

O que faz um Cirurgião Vascular?

O cirurgião vascular é o médico especialista em cuidar da saúde da circulação. Ele é capacitado para atuar em três frentes principais:
  • Prevenção e diagnóstico: a avaliação da circulação é feita por meio da consulta clínica e de exames complementares — o mais importante deles é o Ultrassom Doppler Vascular, que permite analisar o fluxo do sangue dentro dos vasos em tempo real. 
  • Tratamentos clínicos e minimamente invasivos: nem sempre é necessário passar por um procedimento cirúrgico quando se tem uma doença vascular.  Existem vários tratamentos modernos e seguros, como:

Laser para varizes

Espuma

Escleroterapia

Condutas medicamentosas

Orientações de hábitos e estilo de vida

  • Procedimentos cirúrgicos quando necessário: quando a doença venosa ou arterial já está mais avançada, o cirurgião vascular é quem realiza o procedimento ou cirurgia mais adequado para restabelecer a função da circulação

Quando procurar um Cirurgião Vascular?

A idade é o principal fator de risco para as doenças vasculares. Portanto, a partir dos 40 anos, é recomendado que toda pessoa procure o angiologista  para um check-up vascular, pois algumas doenças não apresentam sintomas em estágios iniciais e tratar de forma preventiva traz resultados muito mais eficientes.

Independente da idade, fique de olho nestes sintomas e procure o cirurgião vascular se apresentar:

Dor ou peso nas pernas ao final do dia

Inchaço, principalmente ao redor dos tornozelos

Vasinhos ou varizes visíveis

Câimbras noturnas

Queimação ou formigamento

Alterações na coloração da pele

Feridas que demoram a cicatrizar

Fatores de risco para doenças vasculares

Além da idade, alguns fatores aumentam a probabilidade de desenvolver alterações na circulação. 

Nem sempre conseguimos controlar todos eles, mas reconhecê-los ajuda a prevenir, acompanhar e agir de forma precoce, antes que os sintomas se tornem mais intensos.

Entre os principais fatores de risco estão:

Histórico familiar

A genética tem grande influência. Se pais ou avós apresentam varizes, trombose ou doenças arteriais, é importante manter um acompanhamento regular.

Gestações

A gestação pode favorecer o surgimento de varizes devido às alterações hormonais, aumento do volume sanguíneo e compressão das veias pélvicas.

Sedentarismo

A falta de movimento prejudica o retorno venoso, favorecendo o acúmulo de sangue nas pernas.

Permanecer muito tempo em pé ou sentado

Profissões que exigem longos períodos na mesma posição podem sobrecarregar a circulação.

Excesso de peso

Aumenta a pressão nas veias das pernas, favorecendo o aparecimento e a progressão das varizes.

Tabagismo

O cigarro danifica a parede dos vasos sanguíneos e aumenta o risco de trombose e doenças arteriais.

Alterações hormonais

Uso de anticoncepcionais, reposição hormonal e períodos como a TPM podem contribuir para sintomas vasculares, especialmente em quem já tem predisposição.

Doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e colesterol alto

Essas condições têm impacto significativo (e negativo) para a saúde das artérias e veias.

Por que o acompanhamento com o cirurgião vascular é tão importante?

A circulação é dinâmica e fatores como genética, idade, gestação, rotina de trabalho, sedentarismo e até variações hormonais influenciam diretamente na saúde vascular.

Por isso, o acompanhamento com o cirurgião vascular:

Permite identificar alterações precocemente

Previne agravamentos

Reduz o risco de complicações

Promove qualidade de vida, conforto e longevidade

Tratamentos modernos e menos invasivos

A Cirurgia Vascular avançou muito nos últimos anos.  Hoje, existem tratamentos eficazes, seguros e com rápida recuperação, que permitem que o paciente retorne à rotina no mesmo dia ou no dia seguinte.

Entre eles:

Laser para varizes

Radiofrequência

Escleroterapia com glicose ou espuma

Cirurgia tradicional para veias calibrosas

A escolha da técnica sempre é personalizada, levando em consideração:

Tipo e localização das veias

Grau da insuficiência venosa

Sintomas

Estilo de vida e quadro de saúde do paciente

A consulta vascular é um momento de cuidado

Mais do que avaliar veias, a consulta é um espaço para escutar, entender história, rotina, expectativas e receios.

Aqui no consultório vascular em Bauru da Dra. Carolina Guerriero, valorizamos a clareza nas explicações, a decisão compartilhada e um cuidado que respeita o tempo, o corpo e a realidade de cada paciente.

Portanto, se você percebe alguns dos sintomas que foram mencionados acima que estejam atrapalhando sua rotina, ou se faz parte do grupo de risco para as doenças vasculares, agende agora mesmo seu check-up vascular. 

A Cirurgia Vascular está aqui para isso: restaurar a qualidade de vida de cada paciente.